top of page

Você quer ser Fitness em 2017?


2017 está aí, o verão também, hora de se programar e virar fitness, não é mesmo?!

Antes deu começar a dar dicas, farei algumas perguntas e então reflita e responda para si.


Por que realmente você quer ser fitness?

Por que você quer perder peso?


Por acaso algumas das respostas foram: porque estou gorda (o) ou acima do peso", "porque estou com uma 'barriguinha'", "porque eu não estou satisfeita (o) com meu corpo" ?


E para atingir seus objetivos você estará disposta (o) a:

> Seguir dietas restritivas do tipo "low-carb", "Dukan", "Detox" etc?

> Frequentar regularmente a academia mesmo que você não goste?

> Dizer adeus a todas as comidas que você adora como por exemplo, o brigadeiro, a coxinha ou o hamburguer?

> Se alimentar dos alimentos da moda ou de fazer uso de suplementos como o famoso Whey protein?


Deixa eu te contar uma coisa, você não precisa se sacrificar a esse ponto para perder peso.

As "dietas da moda" prometem redução de peso rápido e a chace de funcionar é de 100%, mas ao mesmo tempo a probabilidade de você recuperar o peso todo de novo é de 100%. Mas não pense que se a dieta não deu certo foi porque você não teve "força, foco e fé", mas dietas que restringem qualquer grupo de alimento, que controlam a quantidade de calorias e que fazem o indivíduo passar fome está cientificamente comprovada que não dão certo! Isso acontece porque a partir do momento em que você se priva de comer algum alimento e começa a emagrecer, o cérebro entre em estado de alerta e aciona o instinto de sobrevivência, você começará a engordar pois a gordura é reserva de energia, a privação por alimentos irá desenvolver compulsões pelos alimentos que foram proibidos, podendo até evoluir para um tipo de transtorno como anorexia. Grosso modo, as dietas fazem uma confusão no seu corpo: você não sabe quando está com fome ou quando está saciado, aí quando come, exagera; você passa a só pensar em comida; tem alterações de humor, perda de autoestima, aumento da irritabilidade, ansiedade e até mesmo depressão.


Ninguém está proibido de ir à academia, longe disso, mas não seria mais prazeroso praticar uma atividade física que você goste? Existe tanta coisa boa como andar pelo seu bairro, num parque próximo ou na praia; dançar, pode ser em casa, numa academia ou até com o videogame; pular corda; se não tem tempo para nada disso procure ir andando para certos lugares, suba mais escadas. O importante é encontrar algo que te dê prazer, o corpo precisa de movimento e é importante para nossa saúde.


Não se prive dos seus alimentos favoritos, principalmente se eles te trazem uma memória afetiva. Saiba de uma coisa, você pode comer de tudo, mas não precisa sair devorando tudo o que encontra na geladeira! Comer é um dos maiores prazeres da vida, faça isso com consciência, aprenda a aproveitar e saborear os alimentos, quando comemos com atenção nos sentimos saciados mais rapidamente e dessa forma não sentimos necessidade de comer mais.


Para levar uma vida mais saudável ninguém precisa fazer uso de suplementos sem necessidade, as pessoas quando entram no consultório de um nutricionista perguntam logo pelo Whey, mas ao invés dele, não seria melhor, mais saudável comer? Comer comida de verdade? Dê valor ao alimento!


Você quer ser fitness em 2017 ou quer ter uma melhor qualidade de vida?


Então, comece respeitando seu corpo, se ame acima de tudo, padrões de beleza não existem, não queira ser como ninguém! Coma mais comida de verdade, cozinhe sua própria comida, assim você irá diminuir o consumo de alimentos ultraprocessados.

Em tudo nessa vida precisamos de moderação, portanto, coma de tudo mas não tudo, sem restrições e sem culpa. Não precisa seguir conselhos de "musas insta fitness" e nem seguir o modismo. Procure um(a) nutricionista que te respeita, que saiba respeitar sua saúde e que procura mudar sua relação com a comida ao invés de querer te emagrecer.


Ao adotar essas atitudes, verá que aos poucos perderá peso, saiba que é um processo lento, não precisa ter pressa, a perda de peso é uma consequência quando se tem a saúde como foco.




Leia também:



Fontes:

Pietiläinen, K.H.; Saarni, S.E.; Kaprio, J.; Rissanen A. Does dieting make you fat? A twin study. Int. J. Obes (Lond). Mar; 36 (3), 2012.


Brasil. Ministério da Saúde. Desmistifcando dúvidas sobre alimentação e nutrição: material de apoio para profssionais de saúde / Ministério da Saúde, Universidade Federal de Minas Gerais. – Brasília : Ministério da Saúde, 2016.



Posts em detaque
 
Arquivo
Tags

Nutrideias

Um novo jeito de pensar em nutrição
bottom of page